quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bogotá – Trattoria Nuraghe (La Candelaria)


Linguine al Ragú, o clássico dos clássicos com execução perfeita

Um dos achados e preciosidades de La Candelaria. Embora seja um restaurante bem avaliado no TripAdvisor, muitos podem ficar com um pé atrás e achar que a região central de Bogotá, imperdível pelas inúmeras atrações turísticas, não reúna bons restaurantes. Não poderiam estar mais enganados.

É verdade que exemplos como o Nuraghe, La Tartine e Cuban Jazz Café (falarei sobre os dois últimos em posts futuros) são poucos se avaliarmos outras zonas gastronômicas de Bogotá, entretanto no quesito qualidade a região não perde para nenhuma outra da cidade. Já se avaliamos o fator preço, a região ganha notoriedade, já que os restaurantes não podem cobrar preços equivalentes aos de Usaquén, Zona G, Zona T, Parque de la 93. Isso qualifica os restaurantes de La Candelaria, na opinião deste blog, como os melhores custo/benefício de Bogotá.







Por trabalhar cerca de duas quadras do restaurante, tive a opotunidade de visitar a casa da família Mamberti algumas vezes e provar vários pratos da carta. Os donos (irmão, irmã e mãe) são italianos da Sardegna – não faço a menor idéia do porque diabos eles escolheram Bogotá para viver, mas sua gastronomia italiana feita com coração contribui para colocar o nível gastronômico da região em outro patamar.

É verdade que a oferta de casas italianas em Bogotá não chega nem perto da encontrada em São Paulo, mas garanto que você não encontrará outro italiano na cidade com o ponto da massa tão genuinamente “al dente”, como manda a tradição da Terra da Bota. Os pratos são fartos, com boa quantidade de massa e molho generoso (o almoço do colombiano é sempre bem servido), e em geral dão conta do recado sozinhos, sem precisar de uma entrada – a exceção são os raviolis, um pouco pequenos; neste caso, uma entrada ou uma sobremesa são ideais para fechar a fatura.


Focaccia de entrada

Além do pessoal que trabalha na região, o restaurante é frequentado por vários italianos (sim, Bogotá tem sua comunidade), o que mostra um pouco do respeito às tradições. Dividido em “antipasti” (entradas), “primi” (massas ou saladas) e “secondi” (carnes e pescados), como um autêntico restaurante italiano, o cardápio reúne pratos de várias regiões da Itália, além de algumas criações (em sua maioria pouco tradicionais, diga-se) do chef. Os preços variam entre COP 10,000 e COP 39,000 para os antipasti, COP 15,000 e COP 22,000 para os primi, e entre COP 18,000 e COP 29,500 para os secondi.

Para os donos o lugar é mais do que um restaurante, é um pedaço da própria casa onde recebem amigos queridos para uma refeição típica italiana, regada a boa comida, vinho e boa conversa. Este é o espírito do lugar. A irmã cuida do salão e recebe os clientes, o irmão é o chef e responsável pelo cardápio, e a “mama”, a única da família que não fala uma palavra de espanhol, cuida do caixa. O ambiente é aconchegante, a luz baixa, as paredes finamente decoradas com objetos que remetem à Itália, o teto com as vigas de madeira expostas, a parede decorada com garrafas de vinhos, azeites e acetos balsâmicos, o som ambiente em volume bem baixinho. Tudo é pensado para que os clientes tenham uma grande experiência gastronômica.


Ravioli di Agnello

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

As massas (penne, linguine, bucatini e fettuccine) são importadas da Itália por um distribuidor local, assim como o molho de tomates (o autêntico San Marzano da Sicília, tido como o melhor do mundo), os azeites e acetos balsâmicos. O quarteto também está disponível na pequena rotisserie da casa, por preços realmente interessantes. Os raviolis e sobremesas são feitos por um fornecedor local, os ragus e molhos (exceto sugo) são preparados na própria cozinha.

Como na Itália, nem tente pedir um prato de carne COM massa, para o italiano são dois pratos diferentes – peça um “primi” e um “secondi” e faça sua própria combinação. Outra coisa que não rola: pedir queijo parmesão em pratos com peixes e frutos do mar, para eles uma verdadeira ofensa (embora um belo spaghetti com pesto e camarões fica ótimo com um pouco de parmesão em cima - #prontofalei).


Pinchos de Bresaola

Enquanto esperamos os pratos, o garçom trará à mesa uma cestinha com pedaços de focaccia cheirosa e deliciosa, com um toque de molho de tomates, ervas e sal grosso, uma gentileza da casa (sem custo), e que ainda pode ser repetida para acompanhar o prato principal.

Na lista de entradas, o “Zucchine e Gamberetti Picante” (camarão e abobrinha refogados em azeite e alho, finalizados com pimenta do reino e ají amarillo; COP 16,000) eleva imediatamente às expectativas – a combinação dos camarões preparados no ponto perfeito, da abobrinha cortada em palitos e dos temperos gera uma explosão de sabores na boca. Para compartilhar e repetir várias vezes.


Zucchine e Gamberetti Picante

Entre as opções para compartilhar, e que também podem substituir o prato principal, vale conhecer o "Antipasto Tierra" (COP 32,500) reúne três opções de embutidos (salame, copa e jamón serrano), três de queijos (parmesão, pecorino e mussarela de búfala), além de tomate seco e mini-pimentões em conserva recheados com atum. Tudo é muito saboroso, mas a copa, o pecorino e o pimentões com atum são espetaculares e merecem eternas juras de amor,


Antipasto Tierra

Os "Pinchos de Bresaola" (COP 21,000) reúnem quatro espetinhos de provolone defumado envoltos com fatias bem fininhas de carne curada e finalizados com um pesto de azeitonas negras. Sério, o negócio é fora de série. A carne maturada casa bem com o provolone suave, mas é o pesto de azeitonas que traz a paixão para este triângulo amoroso e torna o prato algo impressionante.

Dos pratos principais, dois brilham e merecem juras de amor: o fantástico “Ravioli di Agnello”, pequenos raviolis recheados com cordeiro, finalizados com molho à base de manteiga e alecrim, com um toque de parmesão (COP 20,000). Sem dúvidas, entre os TRÊS melhores pratos que comi em Bogotá até agora. O segundo prato é o “Linguine al Ragú” (COP 17,000), o clássico dos clássicos: carne moída grossa, molho à base de tomates frescos, com bastante parmesão por cima. Opção ideal para quem busca algo tradicional e excepcional.


Ravioli Ricotta e Spinaci

Se por um lado o Ravioli Agnello e o Linguine al Ragú atingem um nível de excelência, alguns (poucos, diga-se) pratos da carta escorregam, não na execução, mas sim na concepção. O primeiro é o “Fettuccine Quattro Formaggi” (que na verdade são 5 queijos: gorgonzola, queijo de cabra, pecorino, ricota e scamorza defumada; COP 19,000), que comete o pecado de misturar os “imisturáveis” gorgonzola e ricota, resultando um prato com bastante recheio, porém aguado e com pouco sabor; o outro é o “Linguine Acciughe e Gamberetti” (COP 20,000), que acerta no molho com boa presença de aliche, entretanto a presença do radicchio com seu amargor intenso não me agradou muito.


Linguine Acciughe e Gamberetti

Outros dois pratos de massas que provamos e cumpriram bem seu papel foram o “Fettuccine Costa Rei” (COP 22,000), embora o intenso molho de alcachofra com queijo pecorino não harmonizou tão bem com os pedaços de salmão grelhado; e o leve “Ravioli Ricotta e Spinaci” (COP 18,000), com recheio de ricota e espinafre, servido com molho ao sugo, manjericão e parmesão.


Fettuccine Costa Rei

Os amantes de cogumelos vão surtar com o "Penne al Funghi" (COP 15,000), feito com shiitake e cogumelos Paris, finalizados com um toque de pimenta negra e bastante parmesão. Porção gigante, massa cozida à perfeição, o prato é extremamente leve e cheiroso, com bastante cogumelo e sabor marcante. O uso inteligente do shiitake aqui turbina o sabor do prato.


Penne al Funghi

Entre as carnes, provamos o “Salsicciotto e Provoletta” (COP 21,000), um chorizo cortado na horizontal com um toque de rúcula e queijo provolone derretido por cima. Como todos os pratos do menu “secondi”, pode ser acompanhado por uma salada, purê de batatas ou cogumelos com ají amarillo e salsinha. O chorizo é saboroso, carne tenra e levemente picante, quase zero de gordura, apenas achei a pele um pouco indigesta, mas é só tirá-la e ir para o abraço. Se for pedir um “primi” para acompanhar, vá de cogumelos, deliciosos e levemente picantes.


Salsicciotto e Provoletta, acompanhado de cogumelos com ají amarillo e salsinha

Outro prato surpreendente é o "Salmón en Blanco", filet de salmão com molho à base de manteiga e limão (COP 28,500). Pescado mais fresco que provei em Bogotá, o molho simples e robusto realça o sabor do salmão. Assim como o chorizo, o salmão vem com um acompanhamento, que pode ser uma salada, purê de batatas ou cogumelos com ají amarillo e salsinha. Por mais COP 4,000, é possível adicionar um segundo acompanhamento.


Salmão com cogumelos e purê (tímido, não quis sair na foto)

Além dos vinhos (falarei deles no próximo parágrafo), a carta de bebidas tem refrigerantes, cervejas e sodas italianas – com a recente mudança para um espaço com o dobro de tamanho, eles passarão a oferecer sucos naturais, mas ainda não estão na carta.

A carta de vinhos é toda italiana e reúne uma boa seleção de rótulos de várias regiões do país (destaques para os vinhos de Chianti, Montalcino e Puglia) com boa qualidade e ótimos preços – é possível degustar uma garrafa de tinto entre COP 45,000 (Sangiovese, 2012) e COP 105,000 (IGT 2007 da Toscana), entretanto a oferta de vinhos em meia-garrafa (preços entre COP 22,000 e COP 24,000) e vinhos por taça (COP 9,000) é bem mais tentadora, como o belo Sangiovese 2012 da Banfi (COP 24,000), vindo direto de Montalcino, com boa presença de fruta no nariz, pouca madeira, acidez equilibrada e final médio, combinação perfeita para os pratos à base de ragú.


Torta Perfetta di Cioccolato

Não, não esqueci das sobremesas, e aqui elas merecem uma atenção especial. É verdade que são apenas três opções, mas sair de lá sem provar a “Torta Perfetta di Cioccolato” (torta de chocolate amargo coberta com ganache de chocolate; COP 8,500) é um pecado imperdoável: deliciosa, macia, repleta de chocolate, os(as) chocólatras de plantão vão surtar! Outra opção que atinge um ótimo resultado é a tradicional “Panna Cotta” (COP 7,500), servida com uma ótima calda de frutas vernelhas por cima.


Panna Cotta

Importante dizer que, após a recente mudança de endereço, eles estão sem cartão de crédito, problema que deve levar alguns meses para ser regularizado (sim, o sistema financeiro Colombiano é beeeeeem eficiente). Se pensar em ir lá, leve dinheiro.

Endereço: Calle 12B # 6-58, Piso 2
Telefone: +57 (1) 3414457
Horário de funcionamento: Terça a sábado das 12hs às 18hs, domingo das 12hs às 16hs. Fechado segunda e feriados
Internet: http://www.trattorianuraghe.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal